Nunca houve tanto alimento e, ao mesmo tempo, tanta fome e miséria no mundo.
A degradação do meio ambiente, a agressão aos animais e a exterminação de espécies inteiras colocam em questão o atual padrão de consumo e sua relação com a natureza.
Qual o custo social e ambiental da produção e do consumo de carne ?
Para se produzir 450 gramas de carne de vaca são necessários 3.000 litros de água.
Por ocasião sa Cúpula Mundial da Alimentação realizada em Roma, em 1996, a FAO divulgou o dado de que a quantidade de alimentos existente no mundo seria suficiente para fornecer, por pessoa, uma média de 2.700 calorias/dia.
Se apenas um terço dos cereais utilizados na criação do gado fosse destinado ao consumo humano, a média de alimentos disponíveis aumentaria para 3.000 calorias por pessoa/dia.
Como contabilizar a destruição de florestas para formação de pastos ?
Um boi precisa de 3 a 4 hectares de terra e produz em média 210 quilos de carne em um período de 4 a 5 anos. Nesse mesmo tempo e nesta mesma quantidade de terra, colhe-se no Brasil, em média, 19 toneladas de arroz, 8 toneladas de feijão, 34 toneladas de milho, 32 toneladas de soja ou 23 toneladas de trigo.
Mais da metade dos grãos produzidos no mundo são revertidos para alimentação de animais.
Existem muitas razões, além das econômicas, para a abstenção do consumo de carne.
Do ponto de vista da saúde, em países onde se ampliou o consumo de carne, houve maior incidência de doenças cardíacas, câncer e obesidade.
Assegurar o acesso a uma alimentação de qualidade, estimular práticas alimentares e estilos de vida saudáveis constituem eixos de luta em diversos países do mundo, movimentos sociais, ONG´S e inúmeros agrupamentos da sociedade civil em prol da construção de políticas locais de segurança alimentar.
A globalização da economia coloca cada vez mais a segurança alimentar como uma questão de mercado, ao invés de sobrevivência, saude e direito humano.
A indústria da carne é orientada principalmente pelo lucro, ficando a saúde em segundo plano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário